quinta-feira, 11 de julho de 2013

Portugal: um "exemplo de sucesso" a precisar de " salvação nacional"...

 

Há aqui qualquer coisa que não bate certo, ou então bate. Na óptica dos credores Portugal é apresentado como um exemplo de sucesso, pois então, desde que pague, e quanto mais elevados os juros, melhor. Na óptica do devedor, e enquanto povo escravo da impagável dívida, precisamos de uma "salvação nacional".
Idiotas são aqueles que, entre nós, se orgulham desmedidamente quando ouvem dizer lá fora que somos um caso de sucesso e o anunciam aos quatro ventos.
Aqueles que agora esbracejam e arrancam os cabelos pela pátria dorida e sofredora, muito preocupados com as reacções dos mercados, mais valia que pusessem de lado a crise de histeria, a paixão pelo seu clube, e observassem o talento dos vários players. Toda a gente sabe, embora todos nós finjamos que não e afirmemos a pés juntos que não, que a política pouco tem a ver com o essencial das nossas vidas. Assistamos, com prazer estético redobrado, aos lances onde os protagonistas tentam pura e simplesmente derrotar e humilhar os concorrentes. É isso que está em jogo. A única coisa a lamentar, na verdade, não é o descalabro da pátria - esse existe com ou sem política, pois é o nosso descalabro - mas a falta de qualidade dos jogadores.