quinta-feira, 18 de julho de 2013

A história ensina, as soluções fundadas em cobardia acabam sempre em rendição e servilismo.Salvar Portugal???...


As conversações entre o PS, PSD e CDS são o mais recente exemplo do cinismo e da hipocrisia que afectam o ambiente político em Portugal.
O ambiente político não abrange apenas os partidos. Embora tenham muitas culpas no cartório por substituírem os valores programáticos pelo carreirismo oportunista, em Portugal, o ambiente político é sobretudo determinado por uma comunicação social subjugada a interesses económicos pouco transparentes, que intoxica e estupidifica o ambiente social e político, impedindo o aparecimento de uma opinião pública que se afirme pela lucidez, e condicione a actuação dos agentes políticos.
Nenhum dos partidos envolvidos nas "conversações cavaquistas" sinceramente as desejou e só lá estão porque a cobardia os impede de as abandonar.
Fariam melhor se partissem a loiça, porque, como a história ensina, as soluções fundadas em cobardia acabam sempre em rendição e servilismo.
Cavaco Silva, o actual inquilino de Belém, tem especiais responsabilidades não assumidas, já que governou entre 1985 e 1995 com o seu pouco escrupuloso "deixem-me trabalhar", andou rodeado de gente pouco recomendável, colheu favores e benefícios com as negociatas e traficâncias do BPN, para agora estar a coordenar e a cronometrar os trabalhos da suposta "salvação nacional". No meio disto tudo, ainda há quem diga que é o regime que caducou, e que precisa de ser substituído, quando o que precisa de ser mudado são os protagonistas e as suas políticas.