quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Relembrar "As Farpas" e Ramalho Ortigão ( nasceu no dia 24 de Outubro de 1836. Morreu em 1915.)

 Relembrar , uma importante figura da História da Cultura portuguesa, que nasceu neste dia, 24 de outubro, em 1836. A sua literatura é um retrato da sociedade portuguesa do século XIX.
 No mesmo ano em que decorrem as Conferências do Casino, e orientada no mesmo sentido de crítica geral da sociedade portuguesa, aparece uma publicação mensal redigida por Eça de Queirós e por Ramalho Ortigão - As Farpas . Cada número constituía um comentário crítico e satírico aos acontecimentos e instituições, orientado segundo um ideário cuja principal fonte era, então, a obra de Proudhon. 
Janeiro a Fevereiro 1877
"Ironia, verdadeira liberdade! És tu que me livras da ambição do poder, da escravidão dos partidos, da veneração da rotina, do pedantismo das sciencias, da admiração das grandes personagens, das mystificações da politica, do fanatismo dos reformadores, da superstição d'este grande Universo, e da adoração de mim mesmo".
(P.J. PROUDHON)

 _________________________________________________________________________________________
"RAMALHO ORTIGÃO - EÇA DE QUEIROZ"
AS FARPAS

"- Este partido abusa!
- Isto não vale!
- Isto não é do jogo!
- Elle esvasia o pipo!
- Larga o pipo, pipa!
- Larga o pipo, pimpão!
- Larga o pipo, ladrão!
E incitam-se uns aos outros até á ferocidade:
- Chega-lhe rijo!
- Mais! que lhe dôa bem!
- Rebenta-me esse ôdre!
- Racha-me esse tunel!
- Ah! cão!
O partido, porém, continua sempre a beber, e é insensivel a tudo: á dor, ao insulto, ao chasco, ao improperio, á graça pesada, á insinuação perfida e á alusão venenosa!". ............
e por aí fora...

 Continuam as dissonâncias no executivo. Agora é o "programa cautelar". Caramba: não conseguem combinar nada? Ou falar menos? Que dizem destas estrelas cadentes que nos governam?