terça-feira, 26 de novembro de 2013

Incursões por Camilo ( A Bruxa de Monte Córdova)...este formidável espetáculo de aldabrões e vigaristas!!!...


Este governo de traidores decadentes e este presidente incapaz e cúmplice merecem o nosso asco e o banco dos réus (passe o eufemismo).
Uma decisão criativa. E isto sou eu que digo que fico feliz pela medida ter passado no Tribunal. Alguns governantes parecem baratas tontas, mas alguns juízes do TC não lhes ficam atrás.
Verniz, camada frágil que racha quando se lhes nega o favor ou a cumplicidade. Fica então a nu a sua verdadeira natureza: nas palavras de ódio e nos esgares descobrimos os trafulhas, os escravos, os cavalheiros 
de indústria, os aldrabões, os vigaristas, a canalha donde lhes vem o sangue. Formidável espetáculo.
E veio -me à memória:
A Bruxa do Monte Córdova - Camilo Castelo Branco.
Hoje em dia, em que a tarefa do leitor consiste em orientar-se numa floresta de estéticas caóticas, faz pouco sentido ler Camilo. Sobretudo em se tratando duma obra menor, das muitas que serviram ao autor para cumprir o honesto castigo de pagar o seu jantar com o suor do rosto.
Sobra, porém, qualquer ganho,  por ser útil mergulhar na longínqua vida do baixo século dezanove, e naquela sociedade ultramontana: nos morgadios que imolavam ao deus do património gerações de filhos segundos, condenados ao convento e à frustração das vidas; nos ódios que tomaram rédea solta naquela esquina da história, entre passado e futuro, entre o direito e o privilégio...