quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Há lá tortura pior do que os comentaristas deste País!...


Ter avós religiosas mas com muitíssima cabeça alimentou a minha mania de colecionar curiosidades e ensinou-me um par de coisas. Quem não teve uma avó católica à moda antiga não sabe o que perde.
E por causa disso, um dos exercícios que faço diariamente (para além do bom e velho exame de consciência antes de deitar) é o exercício da humildade, da resignação, porque Deus Nosso Senhor é que sabe e não nos dá nenhuma Cruz que não sejamos capazes de carregar. Outra parte desse exercício é a velha noção de oferecer os nossos sofrimentos em remissão dos nossos pecados (mesmo que não nos lembremos, havemos de ter alguns...eu sei que ao longo do dia, ainda que sem querer, faço uma data de asneiras) ou pelos pecados de todos, ou para proveito das almas.
Mas tudo isso tem limites. E há situações que têm o condão de me tirar do sério, que me cansam e não vão lá nem com reza mansa, nem com reza brava, nem com dar a outra face, nem à bofetada, nem com o exercício da resignação.
Falo dos comentaristas deste País!
Deambulam por aí...gente que sabe tudo , que palpita sobre tudo, explicativos, impositivos, pedantes e petulantes, sinistros e ex-ministros...
E  não encontro nas minhas memórias "mésinha" para estes"artistas"!...