sábado, 2 de janeiro de 2016

Momentos...retalhos!


(re)leituras de novo ano:
"O que é a felicidade, o que é a dor? Interroguei-me descendo as
escadas no dia do nascimento do nosso filho, como se esses dois
estados dividissem o meu corpo a meio...(...). Mas não existem
palavras para exprimir a dor. Seriam necessários gritos, estalidos,
fendas, reflexos brancos atravessando cobertas de algodão, uma
nova percepção do tempo e do espaço; seria necessária também
a impressão da extrema fixidez das coisas que passam; ruídos
longínquos e subitamente próximos, carne rasgada de onde o sangue
jorra; uma articulação bruscamente retorcida; e sobre isso qualquer
coisa de muito importante e remoto que só na solidão pode ser captado."
 
(Virginia Woolf)
(Um texto que fala admiravelmente da Dor! )
"Só sabemos, seguramente, de uma amizade ou de um amor, o que temos pelos outros. De que os outros nos amem nunca poderemos estar certos. E é por isso, talvez, que a grande amizade e o grande amor são aqueles que dão sem pedir, que fazem e não esperam ser feitos; que são sempre voz activa, não passiva"
(Agostinho da Silva)

JANUS que do alto da sua colina, em dias de luz ou trevas, tanto olha para o futuro como para o passado.
É o deus dos inícios e das transições. Nada teme. Encontra. Indica. Avança.

... a todos os que têm a capacidade de me aspergir com a sua imensa sabedoria e me mostram o caminho das pedras, aquele que me fará caminhar em segurança sobre as águas,  "um Novo Ano sem muitas pedras!".
Ah, é verdade, antes que me esqueça: e podiam fechar aquele estaminé chamado Banco de Portugal que não se perdia nada!