quinta-feira, 21 de maio de 2015

Separar o lixo, das trevas...às vezes. (algumas das intenções de António Costa)


O segredo da Busca é que não se acha.
"Vou e venho,
Vou e venho,
E o vento sempre a rolar-me,
E agora quero agarrar-me,
Lanço a mão a procurar-me,
E é só vento que apanho..."
(Sebastião da Gama)



Algumas das  intenções de António Costa:


"- O prazo para as decisões do Tribunal Constitucional vão encurtar e bem. Escusa o povo de tinir durante seis meses para saber se o corte nas pensões sai ou não sai e depois lavar com retroativos em cheio nas fuças. Acho bem. Se os juízes lá estão, pagos a peso de ouro, é para trabalhar; se não trabalham ou só trabalham quando bem lhes apetece como se fossem intocáveis, há mais quem queira. Eu quero. Quero sobretudo contar com o meu partido e com o seu programa eleitoral e não com um punhado de velhos decadentes que se acham os donos do mundo. Já vai sendo tempo destes senhores serem postos no devido lugar.

- Mexer (outra vez / mais uma vez) nos concursos de professores. Ui. Até me arrepio. Dizem que vão dar 4 anos de permanência nas escolas para evitar o fandango do costume. Talvez deixem de ver o ensino como profissão-itinerante e deixem a malta dormir em casa pelo menos aos fins de semana. A estabilidade do corpo docente é uma utopia que muito faria por este país.Ficamos à espera. Mais um ano.

Acabar com a funesta prova de conhecimentos que chumba os professores quase todos por erros ortográficos. Vai apanhar uma catrefada de votos com esta medida. Oh Costa, a vida assim não te Costa. Resta saber a quem vais dar a pasta. Não te ponhas a escolher velhos do Restelo, ou é pior a emenda do que o soneto.

- Destruir definitivamente tudo o que é negócio de ATL que gravita em torno das escolas. Vai dar escola gratuita e a tempo completo até aos 14 anos. As crianças vão deitar escola pelos olhos. O absentismo vai aumentar mas os pais podem estar mais tempo nos empregos a viver uma vida (ainda mais) miserável em frente aos computadores. Boa medida. Quem é que fica na escola com os meninos de 14 anos até às 19h e com que atividades? Os professores não colocados? A ver vamos.

- Um banco ético para ajudar os pobres e os endividados. Mas já não temos isso? E não se chama Segurança Social. Sempre a inventar. A DECO é que vai ficar furiosa por perder assim de rajada tantos sócios/contribuintes."




E vejo eu que tudo me é permitido, mas nem tudo me convém.