terça-feira, 29 de abril de 2014

"Sopa dos pobres" já mata a fome a crianças"...Triste povo, este que não tem memória.

A minha imagem do 25 de abril...

 Para os que nasceram depois de 74, mais do que qualquer coisa, o 25 de Abril tornou-se só um feriado...


Nascer perdido, do acaso.
Crescer perdido, do abandono.
Viver perdido, do rumo.


(Olhar de menino tímido que ousou o sonho)


Como é que se faz para sonhar?!...

"Sopa dos pobres" já mata a fome a crianças"

"Austeridade de 30 mil milhões não chegou para cumprir meta do défice".

Ó meus meninos, agora que vocês têm a liberdade de escolha, têm a arma do voto para expulsar governos, autarcas e presidentes corruptos e, que vão fazer por isso???...
Triste, triste povo este que não tem memória. Triste povo que hoje tem saudades da ditadura e admira Salazar...
Relembro:
"A cantina escolar
- Gostei tanto de ir hoje à escola, minha mãe! A senhora professora estava muito contente, porque inaugurou uma cantina, onde os meninos pobres podem almoçar de graça. Se visse, Mãezinha! As mesas muito asseadas, os pratos branquinhos, jarras floridas e tudo tão alegre!
A sopa cheirava que era um regalo; e todos nós estávamos satisfeitos, ao ver os pobrezinhos matar a fome.
O filho do carpinteiro, a quem eu às vezes dava da minha merenda, de vez em quando ria-se para nós, como que a dizer:
- Está óptima, a sopinha!
Perguntei à senhora professora quem tinha feito tanto bem à nossa escola e ela respondeu-me:
- Foi o Estado Novo que gosta muito das crianças e para elas tem mandado fazer escolas e cantinas, creches e parques. Mas as famílias que possam também devem ajudar. Não te esqueças de o dizer à tua mãe."

 Quem me dera que fosse possível que toda a gente neste país tivesse a verdadeira memória do 25 de Abril e a defendesse com unhas e dentes e cravos vermelhos...