terça-feira, 7 de abril de 2015

Almada Negreiros____(7 de Abril de 1893 - 1970). Pim!!!

"O povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem, Portugueses, só vos faltam as qualidades".
(Almada Negreiros)

Almada morreu ou (re)nasceu???
Desenhador, poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, muralista  gravurista, caricaturista, bailarino. Tudo o que pertence ao fazer artístico, num caso único e impressionante que só o toque de génio explicará.

"....

Sonhei com um paíz onde todos chegavam a Mestres. Começava cada qual por fazer a caneta e o aparo com que se punha á escuta do universo; em seguida, fabricava desde a materia prima o papel onde ia assentando as confidencias que recebia directamente do universo; depois, descia até ao fundo dos rochedos por causa da tinta negra dos chócos; gravava letra por letra o tipo com que compunha as suas palavras; e arrancava da arvore a prensa onde apertava com segurança as descobertas para irem ter com os outros. Era assim que neste país todos chegavam a Mestres. Era assim que os Mestres iam escrevendo as frases que hão-de salvar a humanidade.


Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa–salvar a humanidade."

(Almada Negreiros , "A invenção do dia claro")